Categorias
Notícias Novidades

A hora certa de financiar a casa própria

Os juros estão reduzidos, e o financiamento ficou mais fácil também porque cresceu a competição entre os bancos.

O sonho da casa própria está mais fácil de ser realizado, com as taxas reduzidas quase pela metade. As pessoas estão acelerando as aquisições de imóveis nesse momento para aproveitar os juros mais baixos. Em 2016 as taxas giravam em torno de 11% ao ano. Agora estão em 7%, em média.

A perspectiva é de aumento dessas taxas, mas até o final do ano pelo menos elas deverão se manter num padrão muito inferior às que eram praticadas anteriormente. O mercado preconiza que até dezembro poderá subir 1 ou 1,5 ponto percentual (ainda longe dos 11% habituais).

O aquecimento do mercado imobiliário nesse instante ainda tem outras justificativas. É o chamado “fenômeno pandemia”, que empurrou as pessoas para dentro de casa, fazendo crescer o desejo de ambientes diferenciados, com mais espaço. Assim, as pessoas estão trocando seus imóveis por outros maiores, ou estão adquirindo um imóvel adicional, na praia ou no campo.

Um terceiro fator ainda influencia esse comportamento. É a competitividade. Além de um aumento no número de bancos que oferecem financiamentos, também tem o foco negocial. Os bancos perceberam o aumento potencial da demanda e deram um novo status para o financiamento imobiliário, o de negócio estratégico.