Categorias
Notícias Novidades

Seguro de automóvel: aprenda a contratar segundo as suas necessidades

Sem pressa: é preciso pesquisar, analisar e ser sincero. O seguro auto pode ser muito eficiente e trazer a tranquilidade que você merece. Confira as nossas dicas.

Fazer um seguro de automóvel é simples e necessário. Mas, para obter o máximo de eficiência (e economia), o contratante precisa ter conhecimento básico do negócio e consciência de suas reais necessidades. Também é preciso saber que não vale a pena mentir para obter descontos – uma “mentirinha de nada” pode custar caro.

O primeiro conselho é exatamente este: ser absolutamente sincero ao contratar o seguro de automóvel. Se o veículo dorme na rua, e não em uma garagem, é necessário informar à seguradora. Vai custar mais caro na hora de contratar, mas vai valer a pena se houver um problema com o seu carro estacionado no portão de casa. Não conte com a sorte, e nem pense que a seguradora não tem como descobrir a verdade.

O preço da mentira é ter a cobertura recusada pela seguradora na hora em que você mais precisar e, ainda mais, ficar sujeito às demais consequências legais. Lembre-se que falsidade de informações é fraude, e fraude é crime. Tenha consciência de que seguradoras costumam contar com bons investigadores e apoio jurídico, e que apuram qualquer sinistro que ocorra; portanto, não é fácil enganá-las.

ESCOLHA A SEGURADORA

O segundo conselho é que você pesquise sobre as seguradoras. Antes de mais nada, procure indicação de seus conhecidos, pesquise sobre o seu conceito no mercado, veja o que cada uma tem a lhe oferecer. Assistência 24 horas é um diferencial importante. Facilidade de contato com a empresa também precisa ser considerada.

Saiba quais os canais de atendimento ao cliente, as regras para atendimento em caso de sinistro, as principais queixas dos usuários. Não se guie apenas por preço.

Para saber se uma seguradora está dentro dos padrões, consulte o site da Susep, entidade regulamentadora do setor. E, a fim de saber como as seguradoras se portam em relação às demandas dos clientes, consulte o consumidor.gov.br, portal oficial de recebimento de queixas contra seguradoras.

A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO

Outro conselho é não ter pressa. Não pule a etapa de conhecer todos os produtos disponíveis para fazer a escolha correta. Considere, sobretudo, o uso que você faz do automóvel, os riscos e a frequência com que você o expõe. Avalie ainda a segurança que você tem em si mesmo como condutor, o seu histórico como motorista, assim como o índice de criminalidade dos locais em que você costuma estacionar. Veja se precisa de um seguro completo ou mais restritivo.

Conheça os planos de franquia com o propósito de verificar se você precisa de mais segurança (custo de franquia mais baixo e consequente custo de contrato mais alto). É possível que seu histórico e uso do automóvel lhe permitam optar por uma franquia mais cara em caso de sinistro, o que reduz o valor na hora do contrato.

CONFORTO

O quarto conselho é: descoberto o tipo ideal de seguro de automóvel que vai deixar você confortável, não desista dele por conta de preço. Negocie. Veja se tem algum item de que você pode abrir mão, de fato. Parcele o valor do contrato de forma que ele caiba no seu orçamento.

Por fim: conheça o seu contrato. Antes de assinar, leia sem pressa, anote suas dúvidas, sublinhe as cláusulas que exigem maior atenção. Saiba que você pode exigir exatamente tudo que está no contrato (e nada mais que isso); de igual forma, a seguradora vai exigir de você o cumprimento de cada detalhe. Em suma, tire todas as dúvidas antes de assinar o contrato.