Categorias
Notícias

Como contratar consórcio com segurança?

O consórcio é uma boa alternativa, mas para tudo dar certo é preciso planejamento. Confira algumas dicas.

Consórcio é a união de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de formar poupança, mediante esforço comum, com a finalidade exclusiva de adquirir bens móveis duráveis, por meio de autofinanciamento (Portaria nº 190, de 27 de outubro de 1989, do Ministério da Fazenda).

Os consorciados, participantes reunidos pela administradora de consórcio para aquisição de bens, ingressam através do contrato de adesão ao regulamento do grupo, onde constam todas as normas regentes do grupo consorcial, convenção em perfeito acordo com a regulamentação legal e as normas administrativas emanadas pelo Banco Central do Brasil.

É uma maneira segura e planejada de comprar um bem, que pode ser um automóvel, caminhões, motos, tratores e inclusive imóveis. Além disso, o parcelamento integral do bem (sem entrada), a ausência de juros remuneratórios embutidos nas parcelas e a atualização do crédito (carta de crédito) para assegurar o poder de compra, são alguns dos motivos para escolher o consórcio.

“Importante saber que as parcelas do consórcio não são fixas: variam de acordo com o valor da categoria (preço público do bem + taxa de administração + fundo de reserva), acrescentando, quando contratado, o seguro de vida”, explica o advogado Antônio Yves Cordeiro de Mello Júnior, sócio da João Barbosa Assessoria Jurídica. Logo, mesmo sendo o percentual já estabelecido da taxa de administração e do fundo de reserva, há reajuste do valor da parcela quando há alteração no preço público do bem básico do plano.

CUIDADOS

O consórcio é uma boa alternativa, mas para tudo dar certo é preciso planejamento. O primeiro passo é procurar apenas empresas idôneas – e para isso, é preciso pesquisar a reputação da empresa. Fique atento a ofertas excepcionais, aquelas que prometem contemplação em tantos meses (na verdade, não tem como prever a data de uma contemplação, apenas o prazo final), preços muito abaixo do mercado etc. Tudo que for prometido precisa constar no contrato.

Aliás, já diz o dito popular: o combinado não sai caro. Preste muita atenção ao contrato. Não assine nada sem ler, ainda mais um documento que vai lhe trazer obrigações a longo prazo, como um consórcio. Veja se realmente as condições se encaixam nas suas possibilidades.

Feito isso, pode contratar com segurança.