Categorias
Notícias Novidades

Financiamento de veículos registra recuperação

A redução da taxa Selic e os prazos alongados explicam o aumento do número de financiamentos de veículos no Brasil.

As vendas financiadas de veículos voltaram a subir. Em maio deste ano, foram 88% maiores do que em maio de 2020, totalizando 504 mil unidades. A contabilidade abarca automóveis (novos e usados) leves e pesados, além de motocicletas.

Os financiamentos de carros, motos e caminhões (e também de imóveis) aumentaram acima da média dos últimos anos, estimulados principalmente pela queda da taxa básica de juros (Selic), que barateou as linhas de crédito.

O Banco Central explicou a alta pela oferta de prazos alongados.

No mês houve o financiamento de 160 mil veículos novos no Brasil, frente a 344 mil usados. A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) apontou que a busca por carros usados vem aumentando, mas o maior número de financiamentos saiu mesmo para motos zero quilômetro.

Ainda de acordo com a pesquisa, em comparação com maio de 2020, as vendas a crédito de veículos leves entre 9 e 12 anos de uso cresceram 104% e as de automóveis com mais de 12 anos de uso, 140%. Por fim, os modelos mais comercializados são Gol (VW) e Palio (Fiat).

Leia também: Contratos de seguro deverão sofrer alterações; Está chegando o seguro de auto vinculado ao motorista, e não a um veículo; Como contratar consórcio com segurança?